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    Montagem de Computadores [COMPLETO]

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Empty Montagem de Computadores [COMPLETO]

    Mensagem por Gipinho™ Seg Jan 31, 2011 3:52 pm

    [center]Tutorial - Leiam com Atenção
    ANTES DE COMEÇAR A MEXER TIRE A ESTÁTICA DO SEU CORPO, SENÃO PODERÁ QUEIMAR ALGUM COMPONENTTE DA MÁQUINA
    DICA: Uma dica para se Tirar a estática é usar um Pulseira anti-estática
    ou Ficar descalço e colocar as Mãos na Parede por uns 10 S.
    Pulseira Anti-estatica:
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Pulseira_antiestatica_01_g1
    ________________________________________
    Agora Vamos começar

    Depois de desempacotar
    as peças, a primeira coisa a fazer é mudar a posição da chave de tensão
    da fonte de alimentação. Por segurança, todas as fontes vem de fábrica
    com a posição no "220V", já que ligar a fonte chaveada para 220 em uma
    tomada de 110 não causa danos, bem diferente do que acontece ao fazer o
    contrário. O problema é que a lei de murphy faz com que você sempre
    esqueça de trocar a chave de posição, fazendo com que mais adiante o
    micro simplesmente não ligue e você fique sem saber o por que.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-63e0b0c9

    Apesar de muitas vezes não parecer, o gabinete é um componente bastante
    barato e fácil de fabricar. A matéria prima básica são chapas de aço
    bastante finas, que são dobradas e prensadas até chegar à forma final.
    Este aço bruto é bastante barato e pouco resistente, ao contrário do aço
    temperado usado em aplicações mais nobres. Os gabinetes mais baratos
    chegam a custar menos de 100 reais e quase metade deste valor é
    referente à fonte de alimentação que vem de brinde.

    O maior problema com os gabinetes baratos é a presença de rebarbas, que
    agem como lâminas, cortando os dedos dos descuidados. A presença de
    rebarbas é sinônimo de gabinete de baixa qualidade, uma dica para evitar
    o fabricante na próxima compra, para não cometer o mesmo erro duas
    vezes.

    Além da questão do acabamento, existe uma tendência crescente de
    substituir o aço por alumínio nos modelos mais caros. Existem ainda
    gabinetes de materiais alternativos, voltados para quem gosta de
    casemod, feitos acrílico, resina, vidro ou até mesmo madeira.

    Além do material usado, acabamento e da questão estética de uma forma
    geral, os gabinetes se diferenciam pela presença de portas USB ou
    conectores de audio frontais (ou outros acessórios) e pela questão da
    ventilação.

    De qualquer forma, a principal função do gabinete é servir como um
    suporte para os demais componentes. Você pode muito bem montar um micro
    dentro de um armário, de uma gaveta, ou até mesmo dentro de uma caixa de
    pizza, mas sem uma fonte de alimentação com um mínimo de qualidade,
    você corre o risco de ver pentes de memória queimados, HDs com
    badblocks, capacitores estufados na placa-mãe e assim por diante em
    pouco tempo. DE uma forma geral, as fontes que acompanham os gabinetes
    valem o que custam (muito pouco), por isso você deve procurar
    substituí-las por fontes melhores em qualquer micro com componentes mais
    caros, ou em micros de trabalho, que vão desempenhar um papel
    importante.

    Como (com exceção de alguns modelos high-end) todas as fontes utilizam o
    mesmo tamanho padrão, é muito fácil substituir a fonte por outra.

    _________________________________________________
    Ferramentas
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-3d958bf4
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-ebb569c5
    Para simplesmente montar um PC,
    você não precisa de muitas ferramentas. Na verdade, você pode se virar
    muito bem usando apenas uma chave de
    fenda.

    Entretanto, se você quiser trabalhar também com cabeamento de redes e
    manutenção de notebooks, vai precisar de um conjunto mais completo,
    contendo chaves torx e um alicate de crimpar cabos de rede. Além disso, é
    sempre bom ter um testador de cabos, um multímetro e também um passador
    de fios à mão, para eventualidades.

    Boas ferramentas podem durar a vida toda, por isso são uma boa coisa em
    que se investir. Elas também são um sinal de status, que pode ajudar a
    criar uma boa impressão e transmitir confiança para o cliente.

    Mesmo no caso das chaves de fenda, existe uma grande diferença de
    qualidade entre as chaves baratas e as para uso profissional. A
    principal diferença é a dureza do aço usado. Chaves baratas são feitas
    de um aço mole, que espana facilmente e não se ajusta bem aos parafusos,
    acabando por espaná-los mais facilmente também. Chaves de qualidade
    utilizam pontas de um aço muito mais duro, que possuem formas mais
    perfeitas e se encaixam mais perfeitamente nos parafusos, permitindo que
    você use muito mais força antes de chegar ao ponto de espaná-los.

    Veja uma comparação entre a ponta de uma chave barata, já desgastada
    pelo uso e a ponta de uma chave de melhor qualidade. Você dificilmente
    conseguiria remover um parafuso bem apertado usando a chave da esquerda,
    enquanto a chave da direita conseguia removê-lo sem problemas:

    O aço é uma matéria prima relativamente barata hoje em dia, tanto que já
    é usado até em pregos e parafusos. A diferença (e o custo) está no
    processo de forja, que determina a dureza e resistência do produto final
    e no acabamento, que determina a perfeição das formas. É justamente aí
    que reside a diferença entre um katana japonesa, capaz de cortar uma
    barra de ferro e uma imitação barata, que você pode comprar na tabacaria
    da esquina .

    Um bom conjunto de chaves pode custar mais de 100 reais, mas é o tipo do
    investimento que você não se arrepende de fazer. Justamente por serem
    caros e atenderem a um público restrito, não é o tipo de ítem que você
    vai encontrar em supermercados ou na loja de ferragens da esquina. Se
    você não mora perto de nenhuma loja especializada, é mais fácil
    pesquisar e comprar pela web. Este conjunto da foto abaixo, por exemplo,
    foi comprado via web de uma loja da Inglaterra (pelo Ebay), por US$ 35:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-5c02737b
    _________________________________________________
    Preparando o "Terreno"
    Voltando à montagem, o
    próximo passo é tirar ambas as tampas do gabinete. Aproveite para
    remover também as tampas das baias dos drives de CD e DVD que for
    utilizar.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-932b65d0

    Remova também a tampa do painel ATX, ao lado das aberturas dos
    exaustores. Cada placa-mãe utiliza uma combinação própria de conectores,
    de forma que o que vem com o gabinete é inútil, já que nunca combina
    com os conectores da placa-mãe. Por isso o substituímos pela tampa que
    acompanha a placa-mãe, feita sob medida para ela. A tampa do painel ATX é
    chamada em inglês de "I/O plate", embora o nome seja pouco usado por
    aqui.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-6af4ef6e
    A parte interna do gabinete
    possui um padrão de furação, destinado aos suportes e parafusos que
    prendem a placa-mãe. Todos os parafusos necessários devem vir junto com o
    gabinete:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-ddae58e3
    Dependendo
    da marca e modelo, podem ser usados pinos plásticos, como os da
    esquerda, encaixes como os da direita ou (mais comum) espaçadores
    metálicos como os do centro. Existem ainda suportes plásticos como os
    dois na parte inferior da foto, que podem ser usados como apoio,
    inseridos nos furos na placa-mãe que não possuam par no gabinete. Eles
    eram mais usados antigamente, na época dos gabinetes AT, mas é sempre
    bom ter alguns à mão.

    O conjunto com os parafusos e espaçadores necessários deve vir junto com
    o gabinete. Ele é chamado de "kit de montagem" pelos fabricantes.
    Normalmente o gabinete vem também com o cabo de força, com exceção dos
    modelos sem fonte, onde o cabo vem junto com a fonte avulsa.

    As placas ATX possuem normalmente 6 furos para parafusos e mais dois ou
    três pontos de apoio adicionais, que podem ser usados pelos suportes
    plásticos. A posição deles, entretanto, varia de acordo com a
    distribuição dos componentes na placa, de forma que o gabinete inclui um
    número muito maior de furos. Com o tempo, você acaba aprendendo a
    descobrir quais usar "de olho", mas no início você acaba perdendo tempo
    comparando as furações da placa e do gabinete para ver onde colocar os
    suportes.

    Uma dica é que você pode usar uma folha de papel para achar mais
    facilmente as combinações entre a furação da placa-mãe e a do gabinete.
    Coloque a placa-mãe sobre o papel e use uma caneta para fazer pontos no
    papel, um para cada furo disponível. Depois, coloque o papel sobre a
    chapa do gabinete e vá colocando os parafusos onde os pontos coincidirem
    com a furação. Muito simples mas bastante prático.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-eb02d3c0
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-b96e2c5c
    É importante apertar os
    parafusos de suporte usando uma chave torx, para que eles continuem no
    lugar depois de parafusar e desparafusar a placa-mãe. Se não forem bem
    apertados, os parafusos de suporte acabam saindo junto com os usados
    para prender a placa-mãe ao removê-la, o que não é muito agradável.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-35fca97a
    _________________________________________________
    Conectores do Painel
    ^_^
    Antes de instalar a placa-mãe, você pode aproveitar para encaixar os
    conectores do painel frontal do gabinete e das portas USB frontais, que
    são muito mais fáceis de encaixar com a placa-mãe ainda sobre a mesa, do
    que com ela já instalada dentro do espaço apertado do gabinete, com
    pouca luz.

    Infelizmente, não existe muita padronização nos contatos do painel
    frontal, cada fabricante faz do seu jeito. Embora o mais comum seja que
    os pinos fiquem no canto inferior direito da placa, até mesmo a posição
    pode mudar de acordo com a placa. Em muitas ele fica mais para cima,
    quase no meio da placa.

    Nos gabinetes ATX, temos basicamente 5 conectores: Power SW (o botão
    liga/desliga), Reset SW (o botão de reset), Power LED (o led que indica
    que o micro está ligado), HD LED (o led que mostra a atividade do HD) e o
    speaker:

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-63999196
    Cada um dos contatos é formado
    por dois pinos, um positivo e um neutro. Nos conectores, o fio colorido
    corresponde ao positivo e o branco ao neutro. Tanto os dois botões,
    quanto o speaker (que usa um conector de 4 pinos, embora apenas 2 sejam
    usados) não possuem polaridade, de forma que podem ser ligados em
    qualquer sentido. Os LEDs por sua vez, precisam ser ligados na
    polaridade correta, caso contrário não funcionam.

    Quase sempre, a própria placa traz uma indicação resumida decalcada,
    indicando inclusive as polaridades, mas em caso de dúvidas você pode dar
    uma olhada rápida no manual, que sempre traz um esquema mais visível:

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x374.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-54ddd171

    Em micros antigos, ainda na época dos gabinetes AT, existiam também os
    conectores Keylock (uma chave no gabinete que permitia travar o
    teclado), Turbo SW (a chave do botão "turbo") e o Turbo LED (o LED
    correspondente).

    O botão "turbo" é uma história curiosa. Ele surgiu com o lançamento dos
    primeiros micros 286 e tinha a função de reduzir a freqüência de
    operação do processador, fazendo com que o micro ficasse com um
    desempenho similar ao de um XT (o micro operava à freqüência normal
    apenas enquanto o botão estivesse pressionado).

    Isso permitia rodar alguns jogos e outros programas que ficavam rápidos
    demais se executados no 286. Por algum motivo, o botão "turbo" continuou
    presente nos gabinetes AT até a época dos micros Pentium, embora não
    fosse mais usado.

    Outra curiosidade era o mostrador do clock, também usado na época dos
    micros Pentium 1. Ele tinha uma função puramente decorativa, mostrando a
    freqüência de operação do processador. O engraçado era que ele não
    tinha relação nenhuma com a freqüência real. Era simplesmente um painel
    digital, configurado através de jumpers, onde você podia colocar a
    freqüência que quisesse. Felizmente ele também saiu de moda e não é mais
    usado nos gabinetes atuais.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-53cb9341
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-6dbf1b29
    _________________________________________________
    Headers USB

    Em seguida, temos os conectores das portas USB frontais, também
    conectados diretamente na placa-mãe. Eles precisam ser encaixados com
    atenção, pois inverter os contatos das portas USB (colocando o pólo
    positivo de alimentação na posição do negativo de dados, por exemplo)
    vai fazer com que pendrives, mp3players e outros dispositivos
    eletrônicos conectados nas portas USB sejam queimados, um problema muito
    mais grave do que deixar parafusos soltos ou inverter a polaridade de
    um LED, por exemplo.

    Os conectores USB (ou headers USB) na placa-mãe são conectores de 9
    pinos, facilmente reconhecíveis. Cada porta USB utiliza 4 pinos, dois
    para a alimentação e dois para dados, sendo que dentro de cada par, um é
    o positivo e o outro o negativo. O nono pino do conector serve apenas
    como orientação, indicando o lado referente aos dois fios pretos,
    referentes ao pólo neutro do par de alimentação:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-261af60a
    Cada header
    USB inclui duas portas. Uma placa-mãe com "12 portas USB" normalmente
    inclui 4 portas no painel traseiro e mais 4 headers para a conexão das
    portas frontais do gabinete. Alguns gabinetes possuem 4 portas frontais,
    mas a maioria inclui apenas duas, Existem ainda diversos tipos de
    suportes com portas adicionais, leitores de cartões e outras bugigangas
    instaladas na baia do drive de disquetes, em uma das baias dos drives
    ópticos ou em uma das aberturas traseiras. Assim como as portas
    frontais, eles também são ligados nos headers USB da placa-mãe.

    Dentro de cada header a ordem os fios é a seguinte: VCC (vermelho), DATA
    - (branco), DATA (verde) e GND (preto), onde o GND fica sempre do
    lado do nono pino, que serve como guia. Ligue primeiro os pinos da porta
    1, para não arriscar misturá-los com os da segunda porta.

    Fazendo isso com a atenção, não existe muito o que errar; o problema é
    que se você precisa montar vários micros, acaba tendo que fazer tudo
    rápido, o que abre espaço para erros.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-8d6e7847
    partir de 2007, a Asus passou a
    fornecer "agrupadores" para os conectores do painel e das portas USB
    frontais junto com as placas. Eles são práticos, pois ao invés de ficar
    tentando enxergar as marcações na placa-mãe você pode encaixar os
    conectores no suporte e depois encaixá-lo de uma vez na placa-mãe:


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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-d7701432
    _________________________________________________

    Procesadores


    Antes de instalar a placa-mãe dentro do gabinete, você pode aproveitar
    também para instalar o processador, o cooler e os módulos de memória.

    Com exceção dos antigos Pentiums e Athlons em formato de cartucho, todos
    os processadores são ligados ao chipset e demais componentes da
    placa-mãe através de um grande número de pinos de contato. Como o
    encapsulamento do processador é quadrado, seria muito fácil inverter a
    posição de contato (como era possível nos 486), o que poderia inutilizar
    o processador quando o micro fosse ligado e a alimentação elétrica
    fornecida pela placa-mãe atingisse os pinos errados.

    Para evitar isso, todos os processadores atuais possuem uma distribuição
    de pinos que coincide com a do soquete em apenas uma posição. Você pode
    notar que existe uma seta no canto inferior esquerdo deste Athlon X2,
    que coincide com uma pequena seta no soquete:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-1bc10300

    O encaixe do processador é genericamente chamado de "ZIF" (zero
    insertion force), nome que indica justamente que você não precisa fazer
    nenhuma pressão para encaixar o processador. A própria ação da gravidade
    é suficiente para encaixá-lo no soquete. O ideal é simplesmente segurar
    o processador alguns milímetros acima do soquete e simplesmente
    soltá-lo, deixando que a lei da gravidade faça seu trabalho. Isso evita
    que você entorte os pinos se estiver sonolento e tentar encaixar o
    processador no sentido errado.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-6395f2b3

    Danos aos pinos do processador são desesperadores, pois é muito difícil
    desentortar os pinos. Se alguns poucos pinos forem entortados, sobretudo
    pinos nos cantos, você pode tentar desentortá-los usando uma lâmina,
    tentando deixá-los alinhados com os outros da fileira. Em alguns casos,
    um alicate de precisão também pode ajudar. O trabalho nunca vai ficar
    perfeito, Wink mas você tem a chance de deixar os pinos retos o
    suficiente para que eles entrem no soquete, mesmo que seja necessário
    aplicar um pouco de pressão.
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-07c2ce90

    O Athlon X2 e o Phenom X4 serão possivelmente os últimos processadores
    Intel/AMD para micros PCs a utilizarem o formato tradicional, com pinos.
    Desde o Pentium 4 com Core Prescott a Intel adotou o formato LGA, onde
    os pinos são movidos do processador para o soquete. A AMD utiliza um
    sistema semelhante no soquete-F utilizado pelos Opterons, Athlon Quad FX
    e Phenom FX e a tendência é que ele substitua as placas AM2, AM2 e AM3
    nos próximos anos.

    A boa notícia é que no sistema LGA não existem mais pinos para serem
    entortados no processador, de forma que ele torna-se um componente muito
    resistente mecanicamente. A má é que agora temos um grande número de
    pinos ainda mais frágeis no soquete da placa-mãe, o que demanda ainda
    mais cuidado ao instalar o processador. Diferentemente dos pinos dos
    processadores tradicionais, os pinos do soquete LGA são praticamente
    impossíveis de desentortar. Ao danificar um grande número deles, você
    simplesmente condena a placa-mãe.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-7185f070
    A melhor estratégia continua sendo
    suspender o processador apenas alguns milímetros acima dos pinos de
    contato e simplesmente soltá-lo, deixando o resto por conta da
    gravidade. Assim você minimiza a possibilidade de danificar os pinos. No
    caso dos processadores soquete 775, duas guias de um dos lados do
    soquete impedem que o processador seja encaixado na direção errada.
    Olhando com atenção, você verá também uma seta em baixo relevo no canto
    inferior esquerdo do soquete, que faz par com a seta decalcada em um dos
    cantos do processador.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-564c7215
    Outra mudança trazida pelo sistema
    LGA é que a pressão necessária para manter o processador no lugar é
    feita pelo próprio soquete, e não mais pelo cooler. Isso faz com que a
    força necessária para fechar a alavanca do soquete nas placas soquete
    775 seja muito maior.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-946c090e
    _________________________________________________
    :excl: - Pasta térmica
    Com o processador instalado, o
    próximo passo é usar a boa e velha pasta térmica para melhorar a
    condutividade térmica com o cooler. Hoje em dia, existe diversos tipos
    de pasta térmica, que vão desde a boa e velha pasta térmica banca, à
    base de óxido de zinco, que é bem barata e muitas vezes vendida em tubos
    de 50 gramas ou mais até diversos tipos de pasta térmica "premium" com
    diferentes compostos, vendidas em seringas ou vidros. Os próprios
    coolers muitas vezes acompanham envelopes de pasta térmica branca.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-20623ea0
    Usar uma pasta "premium", baseada em
    algum composto metálico normalmente reduz a temperatura de operação do
    processador em dois ou até três graus em relação a usar alguma pasta
    branca genérica. A diferença é maior em overclocks mais extremos, onde a
    dissipação térmica do processador (e consequentemente a temperatura de
    funcionamento) é mais elevada.

    Se você já está gastando mais no cooler e na placa-mãe, pensando
    justamente em recuperar o investimento com um overclock agressivo, então
    gastar 20 reais em uma seringa de pasta Arctic Silver, para ganhar mais
    dois ou três graus faz sentido. Mas, ao montar um micro de baixo custo,
    onde você conta os trocados para conseguir colocar 512 MB de memória,
    vale mais à pena aproveitar a dose de pasta branca que veio de brinde
    com o cooler ou usar pasta branca genérica. O mais importante é não cair
    em modismos e deixar alguém te passar a perna tentando cobrar 40 ou 50
    reais por um vidro de pasta térmica que não vai fazer milagres.

    Independentemente do tipo escolhido, a idéia básica é passar uma fina
    camada de pasta térmica cobrindo todo o dissipador do processador. Se
    você simplesmente esparramar um montinho de pasta sobre o processador, a
    pressão exercida pelo cooler vai se encarregar de espalhá-la cobrindo a
    maior parte do dissipador de qualquer forma, mas a aplicação nunca fica
    perfeita, de forma que se você tiver tempo para espalhar a pasta
    uniformemente, antes de instalar o cooler, o resultado será sempre um
    pouco melhor. Aplicar uma camada de pasta é especialmente importante nos
    processadores LGA, pois neles o cooler não exerce uma pressão tão forte
    sobre o processador.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-46fa9a9c

    Muitos coolers, sobretudo os coolers dos processadores boxed vem com uma
    camada de pasta térmica (quase sempre cinza) pré-aplicada. O principal
    objetivo é a praticidade, já que elimina uma das etapas da instalação do
    cooler.

    Caso prefira utilizar sua própria pasta térmica, remova a camada
    pré-aplicada no cooler usando uma flanela e álcool isopropílico. Não use
    espátulas ou qualquer outro objeto metálico, pois você vai arranhar a
    base do cooler, o que também prejudica a dissipação de calor.

    O maior problema é que muitos coolers (em sua maioria fabricadas entre
    2001 e 2005) utilizavam uma camada de elastômero (um tipo de borracha,
    que podia ser rosa, cinza, ou mesmo branca), no lugar da pasta térmica.
    Ele é um material que derrete se aquecido a temperaturas superiores a 60
    graus, de forma que a pressão do cooler acaba moldando-o ao
    processador.

    O elastômero não é tão eficiente quanto a pasta térmica (mesmo se
    comparado à pasta branca comum) e tem a desvantagem de ser descartável,
    precisando ser substituído depois da primeira remoção do cooler. Ele era
    usado por que era barato e era considerado "bom o bastante" pelos
    integradores e não por ser realmente eficiente.

    É fácil reconhecer o elastômero, pois ele tem aspecto e consistência de
    chiclete. É sempre recomendável removê-lo e substituí-lo por pasta
    térmica antes de instalar o cooler. Ao se deparar com um cooler com a
    camada de elastômero ao dar manutenção, remova sempre toda a camada
    antiga antes de aplicar a pasta e reinstalar o cooler. Misturar os dois
    materiais acaba resultando em uma camada ainda mais ineficiente.

    _________________________________________________

    Cooler

    Para manter o processador firme no lugar (evitando mal contatos nos
    pinos) e eliminar o excesso de pasta térmica o cooler precisa pressionar
    o processador com uma certa pressão. Na maioria dos coolers antigos,
    você precisava da ajuda de uma chave de fenda para instalar e remover o
    cooler. A ponta era presa em um pequeno encaixe na presilha do cooler e
    você precisava de uma boa dose de força para encaixá-la no soquete:



    Este sistema levava a acidentes, pois com freqüência a chave de fenda
    escapava, muitas vezes destruindo trilhas e inutilizando a placa-mãe.
    Como a pressão era exercida sobre os pinos laterais do soquete, também
    às vezes acontecia deles quebrarem. Para não ter que descartar a
    placa-mãe, :rolleyes: você acabava sendo obrigado a fazer algum
    "chunxo" para prender ou colar o cooler no soquete.

    Para solucionar estes dois problemas, tanto a Intel quanto a AMD desenvolveram novos sistemas de encaixe.

    A AMD passou a usar uma "gaiola" plástica em torno do processador. Os
    pinos de encaixe ficam na gaiola, que é presa à placa por dois ou quatro
    parafusos e pode ser substituída em caso de quebra. O cooler é
    encaixado através de um sistema de alavanca, onde você encaixa a
    presilha dos dois lados e usa a alavanca presente no cooler para
    prendê-lo ao soquete:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-01499150

    Nas placas soquete 775, a pressão necessária para manter o processador
    preso é exercida pelo encaixe metálico incluído no próprio soquete. A
    Intel se aproveitou disso para desenvolver um sistema de encaixe
    bastante engenhoso, onde o cooler exerce menos pressão sobre a placa-mãe
    e é preso por 4 presilhas.


    As presilhas utilizam um sistema de retenção peculiar. Girando o
    prendedor no sentido horário (o sentido oposto à seta em baixo relevo)
    você o deixa na posição de encaixe, pronto para ser instalado. Girando
    no sentido anti-horário, o prendedor de solta, permitindo que o cooler
    seja removido

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-de174004
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-9630fc52

    Ao instalar o cooler, você só precisa deixar as presilhas na posição de
    instalação e pressioná-la em direção a placa. Ao contrário dos coolers
    para placas soquete 754, 939 e AM2, você pode encaixar o cooler em
    qualquer sentido.

    A forma correta de instalar o cooler é ir encaixando uma das presilhas
    de cada vez, fazendo um "X", onde você encaixa primeiro a presilha 1,
    depois a 3, depois a 2 e por último a 4.

    É bem mais fácil instalar o cooler, antes de instalar a placa-mãe dentro do gabinete:

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-57b184f7
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-300d33ae
    Outra forma de instalar o cooler seria pressionar
    as 4 presilhas de uma vez, usando as duas mãos, com a placa já instalada
    dentro do gabinete. Esta segunda opção faz com que seja exercida uma
    grande pressão sobre a placa-mãe, o que é sempre bom evitar.

    Com o cooler instalado, não se esqueça de instalar o conector de
    alimentação do cooler. As placas atuais oferecem pelo menos dois
    conectores de alimentação; uma para o cooler do processador e outro para
    a instalação de um exaustor frontal ou traseiro. Muitas placas oferecem
    3 ou 4 conectores, facilitando a instalação de exaustores adicionais.

    Para remover o cooler, basta girar as presilhas no sentido anti-horário,
    destravando o mecanismo. É mais fácil fazer isso usando uma chave de
    fenda:
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-bc441325

    Um problema que temos no Brasil é o uso dos famigerados (para não usar
    um adjetivo pior) adesivos de garantia, usados por muitos
    distribuidores. Antigamente, eles costumavam ser colados na parte
    inferior do processador, mas com o lançamento dos processadores soquete
    939, AM2 e LGA 775, onde não existe espaço na parte inferior, muitos
    distribuidores e lojas passaram a colar adesivos sobre o spreader do
    processador, o que prejudica brutalmente o contato entre o processador e
    o cooler, causando problemas de superaquecimento.

    Como você pode ver na foto, os adesivos formam uma "cratera" de área sem
    contato com o cooler em torno deles. Para amenizar o problema, você
    acaba tendo que usar mais pasta térmica, o que também é ruim, já que
    para ser eficiente, a camada de pasta térmica deve ser o mais fina
    possível. Por serem feitos de material plástico, os próprios adesivos
    não conduzem bem o calor, agravando ainda mais o problema:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-e382acac

    Na maioria dos casos, fornecedores com conhecimento de causa e
    preocupados com a qualidade não fazem esse tipo de coisa, até por que, é
    perfeitamente possível controlar as trocas dos processadores utilizando
    a numeração usada tanto pela Intel, quanto pela AMD. Em casos onde o
    fornecedor for irredutível com relação ao uso dos adesivos, recomendo
    que procure outro.


    Com relação à alimentação, existem dois tipos de conectores para o
    cooler. Além do conector tradicional, com 3 pinos, existe o conector
    PWM, que possui 4 pinos. Ele foi introduzido pela Intel em 2004 e é
    usado na maioria das placas atuais (tanto para processadores Intel
    quanto AMD). O conector de 4 pinos é perfeitamente compatível com
    coolers que utilizam o conector antigo de 3 e você também pode conectar
    coolers que utilizam o conector de 4 pinos em placas com o conector de 3
    pinos sem risco. A guia presente em um dos lados do conector impede que
    você encaixe o conector invertido ou ocupando os pinos errados, por
    isso não existe o que errar:

    :reputem:
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x343.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-58f3f892
    No conector de 3 pinos, dois deles são responsáveis pela alimentação

    elétrica ( 12V e GND), enquanto o terceiro é usado pela placa-mãe para
    monitorar a velocidade de rotação do cooler (speed sensor). O quarto
    pino permite que o BIOS da placa-mãe controle a velocidade de rotação do
    cooler (PWM pulse), baseado na temperatura do processador. Com isso o
    cooler não precisa ficar o tempo todo girando na rotação máxima, o que
    além de reduzir o nível de ruído do micro, ajuda a economizar energia.

    Ao conectar um cooler com o conector de 4 pinos em uma placa com o
    conector de 3, você perde o ajuste da rotação, de forma que o cooler
    simplesmente passa a girar continuamente na velocidade máxima, mas com
    exceção disso não existe problema algum.

    Além do cooler principal, temos a questão dos exaustores extra, que são
    um ítem cada vez mais importante nos PCs atuais. Alguns exaustores ainda
    utilizam conectores molex, como os utilizados pelo HD, mas a grande
    maioria dos de fabricação recente podem ser ligados aos conectores
    oferecidos pela placa-mãe. A vantagem de utilizá-los é que a placa-mãe
    pode monitorar as velocidades de rotação dos exaustores, permitindo que
    você as monitore via software.

    Esta placa da foto, por exemplo, possui 4 conectores, sendo que dois foram posicionados próximos às portas SATA:

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x298.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-5aa359de
    _________________________________________________

    Memória


    Continuando, você pode aproveitar também para instalar os módulos de
    memória com a placa ainda fora do gabinete. O chanfro do conector impede
    que você encaixe um módulo DDR2 (ou DDR3) em uma placa que suporte
    apenas módulos DDR ou vice-versa, de forma que a principal dica é
    segurar sempre os módulos pelas bordas, evitando assim qualquer
    possibilidade de danificá-los com estica:

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-6ce442da

    Além da posição do chanfro, outra forma de verificar rapidamente qual o
    tipo de memória utilizado pela placa, é verificar a tensão, decalcada
    próximo ao chanfro. Módulos DDR utiliza 2.5V, módulos DDR2 utilizam 1.8V
    e módulos DDR3 utilizam 1.5V:

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 497x221.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-1657c18d

    Em placas com4 slots de memória, o primeiro e o terceiro slots formam o
    canal A, enquanto o segundo e o quarto formam o canal B. Para usar dois
    módulos em dual-channel, você deve instalar o primeiro módulo o primeiro
    slot e o segundo módulo no segundo, populando simultaneamente ambos os
    canais. Em caso de dúvidas sobre a instalação em alguma placa
    específica, você pode confirmar a posição correta na seção "Memory" ou
    "System Memory" do manual.

    Outra observação é que não é obrigatório usar dois módulos em placas
    dual-channel. O uso de dois módulos é desejável do ponto de vista do
    desempenho, mas a placa funciona perfeitamente com apenas um.

    As exceções ficam por conta das antigas placas para Pentium 4 que
    utilizavam módulos de memórias Rambus. Nelas era realmente obrigatório
    instalar módulos RIMM em pares e usar terminadores nos soquetes não
    utilizados. Também é preciso usar módulos em pares em placas soquete 7
    antigas, que utilizam módulos de 72 vias.


    _________________________________________________

    HD e DVD
    O próximo passo é instalar os drives. Alguns gabinetes são espaçosos o
    suficiente para que você instale os HDs antes mesmo de prender a
    placa-mãe, mas na maioria dos casos eles ficam parcialmente sobre a
    placa, de forma que você precisa deixar para instalá-los depois.

    Ao usar drives IDE, você precisa se preocupar também com a configuração
    de master/slave. No caso do drive óptico (vou adotar este termo daqui em
    diante, já que você pode usar tanto um drive de CD quanto de DVD), o
    jumper está disponível bem ao lado do conector IDE. Colocá-lo na posição
    central configura o drive como slave, enquanto colocá-lo à direita
    configura o drive como master. Para o HD, a configuração do jumper varia
    de acordo com o fabricante, mas você encontra o esquema de configuração
    na etiqueta de informação do drive. Quase sempre, o HD vem configurado
    de fábrica como master e ao retirar o jumper ele é configurado como
    slave.

    HDs SATA não utilizam jumpers de configuração de master/slave, pois cada
    porta permite a instalação de um único HD. Apesar disso, a maioria dos
    drives incluem um jumper que permite forçar o HD a operar em modo
    SATA/150 (evitando problemas de compatibilidade com algumas placas
    antigas). Em muitos HDs (como na maioria dos modelos da Seagate) ele vem
    ativado por padrão, fazendo com que o drive opere em modo SATA/150 por
    default. Ao usar uma placa equipada com portas SATA/300, não se esqueça
    de verificar a posição do jumper, para que a taxa de transferência da
    interface não seja artificialmente limitada.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-b698dc09
    _________________________________________________
    Jumpers em um HD IDE, HD SATA e drive de DVD IDE

    Ao instalar o HD e o drive óptico em portas separadas, você pode
    configurar ambos como master. Atualmente é cada vez mais comum que
    placas novas venham com apenas uma porta IDE, o que o obriga a instalar
    um como master e o outro como slave. É comum também que o drive óptico
    seja instalado como slave mesmo ao ficar sozinho na segunda porta, já
    deixando o caminho pronto para instalar um segundo HD como master
    futuramente.

    Ao usar dois (ou mais) HDs SATA, é importante que o HD de boot, onde
    você pretende instalar o sistema operacional, seja instalado na porta
    SATA 1. É possível mudar a configuração de boot através do setup, dando
    boot através dos outros HDs, mas o default é que o primeiro seja usado.

    A identificação de cada porta vem decalcada sobre a própria placa-mãe.
    Na foto temos "SATA1" e "SATA2" indicando as duas portas SATA e
    "SEC_IDE", indicando a porta IDE secundária. Ao lado dela estaria a
    "PRI_IDE", a porta primária:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-5a9122fd
    Nas placas e cabos atuais, é usada
    uma guia e um pino de controle, que impedem que você inverta a posição
    da cabos IDE. Em placas e cabos antigos era comum que estas proteções
    não estejam presentes. Nestes casos, procure um número "1" decalcado em
    um dos lados do conector. A posição do "1" deve coincidir com a tarja
    vermelha no cabo e, do lado do drive, a tarja vermelha fica sempre
    virada na direção do conector de força:

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-ca4a2132
    Os cabos IDE possuem três
    conectores. Normalmente dois estão próximos e o terceiro mais afastado. O
    conector mais distante é o que deve ser ligado na placa-mãe, enquanto
    os dois mais próximos são destinados a serem encaixados nos drives. Ao
    instalar apenas um drive no cabo, você deve usar sempre as duas pontas
    do conector, deixando o conector do meio vago (nunca o contrário).

    Você deve utilizar sempre cabos de 80 vias em conjunto com os HDs IDE
    atuais, pois eles oferecem suporte aos modos ATA-66. ATA-100 e ATA-133.
    Os drives ópticos podem utilizar cabos comuns, de 40 vias, pois eles
    trabalham sempre em modo ATA-33.

    Você deve receber os cabos IDE e SATA juntamente com a placa-mãe.
    Normalmente o pacote inclui também o cabo do disquete (embora hoje em
    dia seja cada vez mais raro usá-lo) e também um adaptador para converter
    um conector molex da fonte no conector de força SATA. A maioria das
    fontes oferece apenas um único conector de força SATA, de forma que você
    acaba precisando do adaptador ao instalar um segundo HD. Em placas que
    não possuem portas IDE, o cabo é substituído por um segundo cabo SATA.


    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-6291229a
    O drive óptico acompanha um segundo
    cabo IDE (quase sempre um cabo de 40 vias), permitindo que, ao usar um
    drive óptico e HD IDE, você os instale em portas separadas.

    Aqui temos os cabos IDE e SATA instalados. O cabo IDE preto está
    instalado na IDE primária e vai ser usado pelo HD, enquanto o cinza,
    instalado na IDE secundária, vai ser usado pelo drive óptico:

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-c157ad46
    ''Ao
    instalar dois ou mais HDs na mesma máquina, deixe sempre que possível um
    espaço de uma ou duas baias entre eles, o que ajuda bastante na questão
    da refrigeração:
    Laughing

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-f77d4ff7

    Assim como em outros componentes, a temperatura de funcionamento dos HDs
    tem um impacto direto sob a sua via útil. O ideal é que a temperatura
    de operação do HD não ultrapasse os 45 graus (você pode monitorá-la
    usando o programa de monitoramento incluído no CD de drivers da placa,
    ou usando o lm-sensors no Linux), mas, quanto mais baixa a temperatura
    de funcionamento, melhor.

    Caso tenha alguns trocados disponíveis, uma medida saudável é instalar
    um exaustor na entrada frontal do gabinete, puxando o ar para dentro. O
    fluxo de ar vai não apenas reduzir a temperatura de operação dos HDs
    (muitas vezes em 10 graus, ou mais) mas também dos demais componentes do
    micro, incluindo o processador. Para melhores resultados, o exaustor
    frontal deve ser combinado com outro na parte traseira, na abertura ao
    lado do processador, desta vez soprando o ar para fora.

    Para instalar o exaustor frontal, você precisa remover a frente do
    gabinete. Em muitos dos modelos atuais, ela é apenas encaixada, de forma
    que basta puxar com cuidado. Em outros ela é presa com parafusos,
    escondidos nas laterias.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-8da06e48
    É sempre chato ficar colocando
    parafusos dos dois lados, tanto para os HDs, quanto para o drive óptico,
    mas é importante que você resista à tentação de instalar os drives "nas
    coxas", sem usar todos os parafusos. A questão fundamental aqui é a
    vibração. Colocando parafusos apenas de um lado, ou colocando apenas um
    de cada lado, a movimentação da cabeça de leitura dos HDs e do drive
    óptico vão fazer com que o drive vibre dentro da baia, aumentando o
    nível de ruído do micro, sem falar de possíveis problemas relacionados
    ao desempenho ou mesmo à vida útil dos drives.

    O toque final é instalar o cabo de
    áudio do drive de CD, usado para tocar CDs de áudio. Hoje em dia ele não
    é mais tão usado, pois a maioria dos programas é capaz de reproduzir
    CDs obtendo as faixas digitalmente, a partir do próprio cabo de dados do
    drive (o mesmo processo usado para ripar CDs), mas é sempre bom ter o
    cabo instalado, já que você nunca sabe que programas o dono do micro vai
    utilizar. O cabo é fornecido junto com o drive e é encaixado na entrada
    "CD" da placa-mãe, um conector de 4 pinos.

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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-22e95aa7

    _________________________________________________

    Finalizando
    :excl: Como disse a pouco, é importante instalar
    um exaustor na abertura traseira do micro, soprando o ar para fora. O
    exaustor dentro da fonte de alimentação também faz este trabalho, mas a
    principal função dele é resfriar a própria fonte. O exaustor traseiro
    age mais diretamente, empurrando pra fora rapidamente o ar quente que já
    passou pelo cooler do processador.

    A maioria dos gabinetes atuais inclui um tubo (chamado de "túnel de
    vento" pelos fabricantes) que vai sobre o processador. O tubo canaliza o
    ar externo, fazendo com que o cooler do processador utilize o ar frio
    vindo de fora, ao invés de ficar simplesmente circulando o ar quente
    dentro do gabinete.

    Nesta configuração, o ar entra pelo tubo, refrigera o processador e sai
    pelo exaustor traseiro (e pela fonte), criando um sistema de circulação
    bastante eficiente. Se você instalar também o exaustor frontal, melhor
    ainda.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-8669aa62

    Concluindo, falta apenas instalar a placa de vídeo e outras placas de
    expansão (como uma segunda placa de rede, modem ou uma placa de captura)
    e a montagem está completa.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-35ac5105
    ATENÇÃO!
    Alguns poucos gabinetes utilizam protetores independentes para as
    aberturas dos slots, mas na maioria é usada uma simples chapa cortada,
    onde você precisa remover as tampas dos slots que serão usados. Algumas
    sempre esbarram em capacitores da placa-mãe, por isso precisam ser
    removidas com mais cuidado. O aço cortado é praticamente uma lâmina, é
    bem fácil se cortar! Estou muito tempo aqui escrevendo então depois
    :reputem: rsrs.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-c5609537
    Tanto os slots PCI Express x16,
    quanto os slots AGP, utilizam um sistema de retenção para tornar o
    encaixe da placa de vídeo mais firme. Ao remover a placa, não se esqueça
    de puxar o pino do lado direto do slot, senão você acaba quebrando-o.

    Montagem de Computadores [COMPLETO] Wol_errorEsta imagem foi redimensionada. Clique na barra para ver esta imagem maior. O tamanho da imagem original é 560x420.
    Montagem de Computadores [COMPLETO] Img-9d2ff33a
    Toda placa-mãe inclui pelo menos um
    jumper, o jumper responsável por limpar o CMOS (CLR_CMOS ou CLRTC). Em
    muitas placas, ele vem de fábrica na posição discharge (com o jumper
    entre os pinos 2 e 3), para evitar que a bateria seja consumida enquanto
    a placa fica em estoque. A maioria das placas não dão boot enquanto o
    jumper estiver nesta posição, o que pode ser confundido com defeitos na
    placa.

    Antes de ligar o micro, certifique-se que o jumper está na posição 1-2 (indicada no manual como "Normal" ou "Default").

    [size=21]Bom é isso ae pessoal da thundercheats, demorei muito tempo para fazer este post, espero que teja ajudado.
    Eu demorei muito muito tempo, sofri tambem pois tem que colocar fotos, cores, fontes, tamanhos e escrever muito e muito.
    Bom espero receber algum agradecimento rs acho que foi o mais post da thunder.
    Até briguei com a minha mãe suhahushua' ela queria que durmiçe, mais não eu fiz o maximo de esforço e criei este post.
    É isso ae abraços~*.
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Empty Re: Montagem de Computadores [COMPLETO]

    Mensagem por fabinhodbz Ter Fev 01, 2011 7:48 pm

    ixi ate ler tudo vai demorar...kkkkkk
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Empty Re: Montagem de Computadores [COMPLETO]

    Mensagem por Osmar Ter Fev 01, 2011 11:05 pm

    fabinhodbz escreveu:ixi ate ler tudo vai demorar...kkkkkk
    manow desculpa eu nem sou da equipe mas cuidado com os floods
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    Montagem de Computadores [COMPLETO] Empty Re: Montagem de Computadores [COMPLETO]

    Mensagem por BrunO-RigO Qui Fev 03, 2011 6:28 am

    vlw por compartilhar manim mto show
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    Mensagem por Fox~ Sex Fev 04, 2011 3:59 pm

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    Mensagem por Osmar Sex Fev 18, 2011 9:38 am

    fabinhodbz escreveu:ixi ate ler tudo vai demorar...kkkkkk

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